Há algum tempo atrás, tive pequenos problemas bem chatos com o perfil de um dos usuários. Não era exibida a janela de seleção do certificado, portanto os sites que dependiam desse tipo de certificado para realizar a autenticação mostravam uma mensagem que dizia “certificado digital não instalado” ou coisa do tipo.
Depois de tentar de tudo, decidi testar logando com outro usuário no computador, aí o resultado: funcionou sem problemas! O.o
Bom, existem coisas que acontecem no Windows que por mais que se tente resolver, o perfil não colabora por estar corrompido em algum ponto, seja no registro do sistema ou em algum arquivo importante nos diretórios que armazenam as configurações dos programas. Esse problema é antigo e muito conhecido no Windows XP, quem nunca teve que recriar um perfil que se recusava a abrir o Outlook porque nem criando outra identidade funcionaria?
Mediante ao novo kernel e à reorganização de alguns itens no registro do Windows 7, pensei que estaria livre disso, mas concluí que a coisa não mudou muito, apenas acontece de forma diferente e com menos frequência.
Perfil temporário
No Windows XP era bem simples, era só entrar em C:\Documents and Settings e renomear o diretório com nome do perfil do usuário.
No Windows 7 se você tentar fazer isso, ao logar-se com o usuário dono do diretório renomeado, o sistema informa que houve algo errado com o perfil original e que no momento está rodando um “perfil temporário”.
Conferindo o diretório C:\Users, verá que há uma pasta com o nome “TMP” no meio das outras, é justamente essa pasta que armazena o tal “perfil temporário”. O problema é que qualquer modificação feita com o perfil nesse estado não será mantida, então se o computador for reiniciado ele cria outro “perfil temporário” novo outra vez.
Como criar novamente o perfil do usuário no Windows 7
Existe uma chave de registro que assegura o caminho do diretório do perfil de cada usuário. Por isso que renomear, apagar ou fazer qualquer operação sem mexer nessa chave não irá adiantar em nada.
- Acesse a seguinte chave de registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList
- Cada subpasta dessa ramificação representa um usuário e dentro de cada uma dessas subpastas está a chave que define caminho, nome, estado, scripts de logon, etc…
- Delete a subpasta correspondente a do usuário que deseja recriar o perfil e feche o registro.
- Agora sim, renomeie o diretório do usuário que está em C:\Users ou apague se prefrir.
- Faça um teste reiniciando o computador e logando com o username e senha correspondente. Isso deve fazer com que o Windows recrie a chave anteriormente deletada e ao mesmo tempo um diretório com um perfil limpo para o usuário.
Depois de um bom tempo sem postar nada, espero que isso seja útil.
Deixe um comentário! o/
Fala Fê… Ótimo post.
Mantenha contato.
Essa sua idéia não teve exito…………
Dependendo do problema que você está tentando corrigir, pode realmente não ter êxito.
Aliás, em relação ao certificado…o problema parece que volta depois de alguns dias, curiosamente sempre no mesmo computador.
O post apenas te ajuda a criar um novo perfil no Windows 7, exemplificando o caso do certificado, mas não é para seguir isso como regra.
Diga porque você precisou recriar o perfil e descreva o que não deu certo. Talvez eu possa ajudar.
Obrigado pelo post ainda estou apanhando no windows 7 isso foi muito util.
Abraços.
O Windows 7 possui algumas mudanças profundas no sistema em relação às versões XP e Vista, também demorei um pouco para me acostumar.
Grato por visitar o blog.^^
Abraços.
E se caso após procedimento, continuar criando perfil temporário?
Att,
Liliane.
E se caso após procedimento, continuar criando perfil temporário?
Há alguma outra solução?
Att,
Liliane.
Liliane, obrigado por visitar o blog.
Verifique se está excluindo a ramificação correta em relação ao login que está tendo problemas. Depois cheque se o diretório original do usuário foi devidamente renomeado.
O Windows está criando uma nova ramificação no registro quando você tenta logar novamente?
Se sim, o registro está funcionando bem. Se não, isso pode indicar algum problema mais sério e talvez seja necessário fazer uma restauração de sistema. Use isso somente em último caso.
Eu já estou de saco cheio com um problema que está acontecendo com o Windows Explorer. Ele simplesmente ignora comandos de copia, exclusão e renomeamento de pastas e arquivos.
As exceções é quando se dá Shift+del, dai ele exclui!
Outro indicativo desse problema é quando você tenta arrastar os arquivos do filezila pro desktop, sai a mensagem:
“Não foi possível determinar o destino da operação de arrastar e soltar.
Ou a extensão do Explorer não está instalada corretamente ou você não soltou os arquivos na janela do Explorer.”
Ahhh, esqueci: Windows 7 Ultimate.
Olá Silvio, obrigado pela visita ao blog!
Bom, esse problema é realmente incomum. Pessoalmente eu nunca vi no Windows 7, mas vi algo parecido no Windows 2003 Server. Ele não conseguia abrir nenhum arquivo .EXE referenciado ao sistema, simplismente não funcionava nada, nem o jogo de copas. Era como se os caminhos de referência estivesse todos bagunçados no sistema. Pelo menos comandos de copiar e colar funcionavam.
Descobrimos que foi um vírus que infectou o sistema, se não me engano era o W32 Silly ou Konficker (vírus desgraçado!)
Depois de muito lutar contra ele, conseguimos recuperar boa parte das funcionalidades instalando o último service pack para o sistema.
Tente isso também, quem sabe resolve?
Fiz conforme postado excluindo o perfil temporario. Apos entrar do windows7, o perfil temporario sempre volta. como resolver isto.?
Grato pela visita ao blog.
É como descrito no post Hamilton.
Isso acontece se você não escluir a chave de registro correspondente em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList.
Agora se mesmo excluindo essa chave o perfil temporário estiver carregando, verifique se o Windows não está restaurando esta chave de registro ou se há alguma coisa criando ela novamente.
É importante verificar também se você está excluindo a chave certa correspondente ao perfil que você deseja realmente excluir.
Cara, gostei muito da sua explicação, estava com problemas nas impressoras instaladas em um usuário e nos outros funcionavam, segui seus passos e o problema foi resolvido! Obrigado !
Obrigado pela visita ao blog Alexandre, todos os comentários são muito importantes e é sempre bom ver que algumas dicas ainda são úteis em muitas situações.
Feito isso, o usuário irá perder algum documento em sua área de trabalho? Perder configuração em sua conta outlook, ou algo assim?
Olá Renan. Grato pela visita ao blog.
Sim, tudo o que está no perfil do usuário será perdido, será necessário copiar novamente os documentos e pastas do Outlook se estiverem no local padrão.
Este método realmente cria um novo prefil do zero.
e como eu faço backup dos meus arquivos antes de fazer isso ?
Daniel, se você seguir os procedimentos da mesma forma como sugerido, verá que em um dado momento eu peço para renomear ou deletar o diretório C:\Users\[Nome_do_perfil]:
“Agora sim, renomeie o diretório do usuário que está em C:\Users ou apague se prefrir.”
Se você renomeou do diretório, todos os arquivos dos “Meus documentos”, e-mails, arquivos da área de trabalho e etc estarão todos intocados no diretório renomeado. Se você apagou este diretório, não há como recuperar. A não ser que tenha cópia de tais arquivos.
Obrigada pelo post, bem explicado… resolveu meu problema.
Valeu!!!!
Grato pela visita ao blog Simone.^^
Abs.
ótimo post.
Cara muito bom, estou com um sério problema, ou melhor estava!
Usuário com impressão fora do padrão apenas quando esta logado no sistema tentei recriar e só perfil temporário, agora acredito q vai funcionar.
Valeu!
Bem interessante o artigo.
Ótimo o artigo!
Aproveito para tentar uma ajuda kkk
Aconteceu isso comigo e eu fiz esses passos até que um perfil que era temporário ficou sendo o atual, porém ele substituiu o verdadeiro perfil que era antes do acontecido.
Eu consigo acessar o perfil antigo pelo disco local C:, porém não tenho registros no regedti.
Conseguem me ajudar?
Abraços e sucesso!
Obrigado Igor.
Bem, no seu caso se não há um backup da chave que foi removida do registro, não será possível recuperar por vias normais.
Você poderá tentar realizar uma “restauração de sistema”, usando o próprio assistente do Windows, mas não há garantia alguma de que isso irá funcionar.
Recomendo-lhe mover os arquivos das pastas Área de Trabalho, Meus Documentos, Downloads, etc, para dentro do perfil que agora é definitivo.